A nova frente fria que vem atuando na Região Sul começa a avançar, chegando ao litoral paulista nesta terça-feira (17). Em conjunto a ela, fortes áreas de instabilidade no Sul do Brasil, o que irá provocar chuvas muito volumosas em toda a região. No entanto, os precipitados não se limitarão somente a região Sul, mas também sobre São Paulo e o Mato Grosso do Sul.
Veja também: Conta de luz atrasou? Programa libera descontos de até 75%; veja quem pode
Em contrapartida, uma massa de ar seco se intensifica no Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste brasileiro, diminuindo as chances de chuva nessas regiões. Assim, os brasileiros podem começar a se preparar para uma nova onda de calor que chegará ao país nos próximos dias. Já no Norte, a presença do ar úmido e quente facilita a formação de nuvens carregadas, que podem causar chuvas moderadas a fortes.
Previsão do tempo para esta terça-feira (17)
O tempo permanece instável na Região Sul devido à passagem de uma frente fria pelo litoral dos estados. Assim, o dia será de céu nublado e pancadas de chuvas com raios, com forte intensidade. Em algumas áreas da região, são esperados breves períodos de sol, porém com predominância das chuvas ao longo do dia.
No Sudeste, uma massa de ar quente atua no Espírito Santo e em praticamente toda Minas Gerais, fazendo com que as temperaturas fiquem altas e o tempo firme, com muito sol. Já no Rio de Janeiro, sul de Minas e Zona da Mata Mineira, a previsão indica chuvas à tarde e à noite. Em São Paulo, haverá mudança no tempo devido à chegada da frente fria, que irá diminuir as temperaturas e aumentar as chuvas.
Além disso, o deslocamento da frente fria terá influência também no Centro-Oeste, mais especificamente no sul do Mato Grosso do Sul. Com isso, ela causará pancadas fortes de chuvas com raios. Nas demais áreas da região, tempo firme e calor acima dos 40 °C.
E o Nordeste e o Norte?
No Nordeste, o ar seco predomina na região, inibindo a formação de nuvens de chuva. Assim, o dia será de sol forte e poucas nuvens em toda região, com exceção das pancadas rápidas de chuva que podem acontecer na faixa litorânea da região.
Por fim, o ar úmido e quente na Região Norte facilita a formação de nuvens carregadas sobre praticamente todos os estados. No Pará e no Tocantins, o sol forte predomina. Nos demais estados, pancadas de chuva estão previstas principalmente para a tarde e a noite.